thompson

Pesquisadores do IFRN têm trabalho aprovado no maior evento científico nacional de Redes de Computadores

11/05/2016
Pesquisa contou com a orientação do professor Felipe Dantas Silva

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Avançadas em Redes de Computadores (LaTARC) tiveram trabalho científico aprovado no XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2016).A equipe, constituída pelos alunos do curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Natal-Central (DIATINF/CNAT), é formada pelos alunos Cirios Santhiago, Kevin Barros e João Batista, sob orientação do Professor Felipe Dantas Silva, coordenador do LaTARC.

O trabalho intitulado "MISSIn: Um Sistema Interativo de Gerência para Infraestruturas SDN", será apresentado no VII Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), que tem como objetivo criar um fórum de discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa experimental relacionada as redes do futuro, em particular da Internet do Futuro, e promover a pesquisa experimental neste tema dentro da comunidade de redes de computadores.

A aprovação do trabalho neste evento representa uma grande conquista para o grupo, que obtém através do laboratório todo o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto. O LaTARC, principal laboratório do Núcleo de Tecnologia em Telemática (NUTEL), faz parte de uma das várias iniciativas da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) em promover a pesquisa no IFRN.

O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições.

A 34ª edição do Simpósio será realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia. A coordenação do evento está sob a responsabilidade conjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento será composto de sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional.